Contextualização

"The only reality is mind and observations, but observations are not of things. To see the Universe as it really is, we must abandon our tendency to conceptualize observations as things." [ ...] "The Universe is immaterial — mental and spiritual. Live, and enjoy". The Mental Universe, by Professor Richard Conn Henry, July 2005, Department of Physics and Astronomy, Johns Hopkins University

terça-feira, 28 de março de 2017

Mindfulness e o Stress Ocupacional

Resultado de imagem para stress ocupacional

O mindfulness procura esvaziar a mente de pensamentos ou emoções de modo a que a nossa atenção esteja focada no momento presente sem a interferência do passado e do futuro.
Segundo Bishop et al. (2004) o Mindfulness é considerado como um processo de autorregulação da atenção, abertura experiencial e aceitação que pode ser atingido através do processo da meditação cuja prática já existe há pelo menos três mil anos.

Uma das profissões em que o Mindfulness tem mais predominância é sem dúvida na aviação. Os pilotos estão sujeitos a grandes pressões e a níveis de stress elevadíssimos, e tal como veremos mais a frente, o stress é sem dúvida, uma das causas do descontrolo da nossa mente.

Os pilotos de avião foram classificados como a 3ª profissão com maior carga de stress pela Forbes Magazine em 2017, na medida em que estão sujeitos a horários extremamente rigorosos, têm de voar (por vezes) através de tempestades e mais importante, são responsáveis pela segurança e vida da centena de passageiros que transportam o que incute um sentido de responsabilidade tremendo que por vezes muitos não estão preparados para lidar com ele. O stress pode ser causado por inúmeros fatores nomeadamente pela privação de sono e pela carga de trabalho excessiva. Estes dois fatores enunciados tornam-se críticos na aviação na medida em que grande parte dos voos efetuados são de longa duração.

Em 2012, foi reportado um caso de um piloto da JetBlue, Clayton Osbon, que teve um ataque de pânico durante o percurso de voo devido à privação de sono resultante das horas de voo acumuladas (Francis, 2012).


Sem comentários:

Enviar um comentário