Contextualização

"The only reality is mind and observations, but observations are not of things. To see the Universe as it really is, we must abandon our tendency to conceptualize observations as things." [ ...] "The Universe is immaterial — mental and spiritual. Live, and enjoy". The Mental Universe, by Professor Richard Conn Henry, July 2005, Department of Physics and Astronomy, Johns Hopkins University

terça-feira, 28 de março de 2017

Neuromarketing - Parte I

Neuromarketing - o que é ?
O Neuromarketing é a relação entre a Neurociência e o Marketing, avaliando o comportamento humano a diversos estímulos induzidos pelo Marketing.
 Os investigadores desta área usam tecnologias dispendiosas como ressonância magnética funcional (fMRI) e eletroencefalografia (EEG) para medir tipos específicos de atividade cerebral em resposta a mensagens publicitárias. Com essas informações, as empresas aprendem os motivos que levam os consumidores a tomar as suas decisões e qual o cérebro que os motiva a fazê-lo. Para compreender quais os tipos de cérebro existentes leia o post anterior ("Temos, não um, mas três cérebros - qual deles toma as decisões?"). 

Estima-se que cerca de 85% do comportamento de compra depende de fatores presentes no subconsciente do consumidor. Com a utilização do neuromarketing é possível estabelecer relações que permitam otimizar novos conceitos de produtos ou serviços e sem o neuromarketing apenas 15% do comportamento de compra se encontra a um nível consciente.



As principais vantagens desta técnica são: 
ü  Possibilidade de adequar a comunicação por forma a ser mais apelativa e ir de encontro ao que o público-alvo espera/quer inconscientemente;
ü  Útil para avaliar quais os meios de comunicação que podem ser mais eficazes para alcançar cada objetivo da comunicação;

Relativamente às suas desvantagens
ü  Esta técnica não está 100% desenvolvida e devidamente explorada, o que implica margens de erro e incerteza maiores;
ü  Exige um elevado investimento;

ü  Eventuais questões éticas que se possam levantar à volta desta temática;

Para que esta técnica seja funcional é preciso direcioná-la a um dos três tipos de cérebro,
descubra qual e como funciona no próximo post

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