Contextualização

"The only reality is mind and observations, but observations are not of things. To see the Universe as it really is, we must abandon our tendency to conceptualize observations as things." [ ...] "The Universe is immaterial — mental and spiritual. Live, and enjoy". The Mental Universe, by Professor Richard Conn Henry, July 2005, Department of Physics and Astronomy, Johns Hopkins University

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Efeito Borboleta (Butterfly Effect)


O bater de asas de uma borboleta no Brasil 
pode desencadear um tornado no Texas.
Essa frase, já repetida em várias ocasiões com eventuais diferenças nos locais citados, define o que os pesquisadores chamam de “Butterfly Effect”. Mas como podemos provar esta interdependência entre acontecimentos/fenómenos individuais sem qualquer tipo de ligação?

O "Butterfly Effect" (Efeito Borboleta) é o conceito de que pequenas causas podem ter grandes efeitos. 
O bater de asas de uma borboleta, aparentemente insignificante, não é assim tão insignificante, já que ele chega a causar uma perturbação na pressão do ar. Sendo que essa perturbação, ao redor do corpo da borboleta, é facilmente absorvida, porque a pressão do ar é cem mil vezes maior. A poucos centímetros da borboleta, o impacto é totalmente absorvido.

O que se chama “efeito borboleta” é enunciado dentro de uma ideia mais ampla, a teoria do caos. Os físicos utilizam essa teoria numa série de aplicações na observação do universo. A meteorologia, o exercício constante de prever o tempo, trabalha com muitas margens de erro e a maioria está associada a pequenos eventos que se desdobram em consequências maiores.

Foi concebido pela primeira vez, pelo matemático americano Edward Lorenz em 1963, sendo que essa história de as borboletas causarem furacões era apenas uma alegoria demonstrativa. O principal objectivo era apenas ilustrar, baseado num esquema gráfico associado a uma equação, como pequenos eventos podem originar grandes consequências.



O Efeito Borboleta é, também, o nome de um filme de suspense e ficção cientifica lançado em 2004 que se inspirou na ideia apresentada pelo efeito borboleta. O filme escrito e dirigido pela dupla J. Mackye Gruber e Eric Bress alcançou grande sucesso mundial tendo como protagonistas Ashton Kutcher e Amy Smart.


Quer saber mais sobre esta teoria fascinante? Clique aqui...


Sem comentários:

Enviar um comentário