Contextualização

"The only reality is mind and observations, but observations are not of things. To see the Universe as it really is, we must abandon our tendency to conceptualize observations as things." [ ...] "The Universe is immaterial — mental and spiritual. Live, and enjoy". The Mental Universe, by Professor Richard Conn Henry, July 2005, Department of Physics and Astronomy, Johns Hopkins University

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Temos, não um, mas três cérebros - qual deles toma as decisões?

Sabia que possuímos 3 cérebros? Leia o seguinte texto e perceberá a diferença entre eles!

O cérebro humano é o sistema mais complexo que se conhece e sabe-se que no nosso cérebro existem 3 sistemas cerebrais distintos, que apresentam determinadas funções e características específicas de funcionamento.  Os tipos de cérebro são o reptliano, médio e humano ou neocórtex, que em seguida serão explicados.

            Portanto, o cérebro reptliano é constituído pela porção final da medula e cerebelo, assemelhando-se ao cérebro dos répteis e, deste modo, possui esta designação. É responsável por funções básicas como o controlo do batimento cardíaco, a respiração, a digestão e manutenção da postura corporal.  Este tipo de cérebro comanda as nossas emoções mais primitivas como o medo, o desejo e a raiva.

Já o cérebro médio é constituído por pelo hipotálamo, o hipocampo e a amígdala cerebral, caraterizando-se como o local onde se encontra o centro da afetividade e onde são processadas as emoções, como a tristeza, angústia e alegria. A amígdala cerebral apresenta a capacidade de reconhecer a partir do rosto de uma pessoa se essa se encontra triste ou contente.
Nesta parte do cérebro é o local onde se encontram o centro das recompensas, que se encontram em constante interação com o córtex cerebral.

Por fim, o cérebro humano ou neocórtex é a porção que se desenvolveu mais recentemente no nosso cérebro. O neocórtex é constituído por seis lobos que são o frontal, parietal, temporal, occipital e insular. Cada lobo do neocórtex é responsável por desempenhar determinadas funções específicas.  De uma forma mais generalizada, este tipo de cérebro é responsável pelo processamento de informações e a realização de algumas atividades cognitivas, como por exemplo a compreensão e a memorização.

Segundo o neuromarketing, qual destes cérebros controla a decisão dos consumidores?
A resposta é alarmante para a visão que temos de nós próprios ...


Sem comentários:

Enviar um comentário